Pular para o conteúdo

Conceito, objecto e objectivo da contabilidade.

 

Conceito de Contabilidade

A Contabilidade é uma ferramenta fundamental para a gestão financeira e tomada de decisões em empresas e organizações. Ela é a linguagem dos negócios, permitindo que empresas registrem, classifiquem, analisem e interpretem informações financeiras.

A história da Contabilidade é rica em contribuições de vários autores notáveis que ajudaram a moldar e desenvolver os princípios contábilísticos ao longo do tempo. Vamos dar uma olhada em alguns desses autores e suas contribuições:


Luca Pacioli

Luca Pacioli, um matemático e frade italiano do século XV, é frequentemente chamado de "Pai da Contabilidade". Ele é mais conhecido por sua obra "Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalita" (A Summa), publicada em 1494. Nesta obra, Pacioli introduziu o sistema de partida dobrada, que é a base do sistema contábil moderno. Seu trabalho incluiu a descrição detalhada de contas, débitos, créditos e o registro de transações financeiras.

Conceito segundo Luca Pacioli: A Contabilidade é "a ciência exata que tem por objetivo registrar, interpretar e demonstrar os fenômenos patrimoniais, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica."

 

Hilário Franco

Hilário Franco é um autor brasileiro que teve um impacto significativo na Contabilidade. Ele destacou a relevância da Contabilidade como uma ferramenta gerencial para a tomada de decisões estratégicas nas organizações.

Conceito segundo Hilário Franco: "A Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio e as variações por ele sofridas, resultantes da gestão da riqueza econômica."

 

Num documento intitulado  de A Statement of Accounting Theory a American Accounting Association (AAA) definiu a contabilidade como sendo o "processo de identificação, medida e comunicação da informação financeira, cujo objetivo consiste em fornecer informação passada, presente e futura aos utilizadores e que esta seja útil para a tomada de decisões".

 

 A Contabilidade como ciência

Assim a Contabilidade é considerada uma ciência porque possui os requisitos para ser considerada uma ciência:

·         Campo de actuação: as Entidades

·         Objecto de Estudo: O património

·         Método e princípios Métodos das partidas dobradas

 

De uma forma simples a contabilidade pode ser definida como a “Ciência que tem por objectivo o estudo do património das empresas, dando a conhecer em qualquer momento, a sua composição qualitativa e quantitativa.” MASI

 

Objectivo da Contabilidade

Como também referido pela American Accounting Associatio, a contabilidade é um sistema de informação, com uma linguagem própria, indispensável para a tomada de decisão,  tendo objecto de estudo o património e todos relacionados ao património de uma entidade.

Para o International Accounting Standard Board (IASB) o objetivo da contabilidade passa por "proporcionar informação acerca da posição financeira, do desempenho e de alterações na posição financeira de uma empresa, que seja útil a tomada de decisão".

Ou seja, o Objectivo da Contabilidade consiste em produzir informações úteis e necessárias que ajudem no processo de tomada de decisões no negócio. 


Funções da Contabilidade

 

As funções básicas da Contabilidade são actualmente:

  • Registo
  • Controlo
  • Avaliação
  • Previsão
  • Análise

Registo: trata-se da função básica da contabilidade uma vez que consiste em registar todos os factos que provocam alterações no seu património em livros tais como, livro de actas, Diário selado, razão, Inventário e Balanços.

Controlo: A contabilidade permite o exame e a crítica das operações realizadas pela empresa, que por sua vez permite apreciar a situação económica e financeira da empresa, análise da maneira como os resultados foram obtidos, fazer comparações sobre os resultados previstos e os alcançados.

Avaliação: nesta função a contabilidade permite conhecer os custos pelos quais os bens foram adquiridos, calcular os preços de venda dos bens com base nos preços de custos e também analisar sobre a aquisição dos bens no tempo oportuno, em quantidade, qualidade e valor.

Previsão: nesta função a Contabilidade faz previsões para o futuro da empresa, com base nos orçamentos elaborados a partir de dados fornecidos pela própria contabilidade.

Análise: A contabilidade analisa todos os registos da empresa de forma a tomar decisões mais fundamentadas.

 

Divisões da Contabilidade


·         Contabilidade externa, geral ou financeira: que respeita as operações externas da empresa, apura o lucro da empresa e elabora o balança anual. Os seus principais utilizadores são entidades externas, constituindo como a principal finalidade a prestação de contas a estas entidades.

·         Contabilidade Interna, analítica de custos, ou de gestão: que regista as operações realizadas no meio da empresa (internas). Compete-lhe apurar os resultados de cada bem produzido e a rentabilidade de cada departamento empresa.

 

 

Avaliação
0 0

Por enquanto não há comentários.