O 4º método para conseguir o seu primeiro emprego na área de contabilidade sem muita experiência
No último artigo abordamos sobre os 3 primeiros métodos para você conseguir o primeiro emprego na área de contabilidade sem muita experiência, este é a continuação do artigo passado e se você não leu ainda visite o nosso Blog:
Todas as entidades que por lei estão sujeitas a preparação de Demonstrações financeiras devem até ao dia 30 de Março de cada ano, ou nos 30 dias imediatos ao início da actividade identificar o seu contabilista a ordem dos contabilistas.
A Ordem dos Contabilistas e dos Peritos Contabilistas de Angola é a entidade à qual compete representar e defender os interesses profissionais dos seus membros e a dignidade e prestígio da função, bem como superintender em todos os aspectos relacionados com o exercício desta profissão e também aprendemos que existem um montão de requisitos necessários para fazer parte da ordem incluindo habilitações académicas e pagamento do EAC.
Entretanto vimos que esta não é a única maneira de se começar a trabalhar na área da contabilidade em Angola, podemos começar como sendo um auxiliar em um escritório de contabilidade e também trabalhando como assistente ou técnico de contas em pequenas, médias ou grandes empresas. Neste artigo você vai descobrir o quarto método para se trabalhar nesta área também.
O 4º Método - Prestação de Serviços de Contabilidade
"Neste grupo incluem-se todas as remunerações percebidas pelos trabalhadores por conta própria que desempenhem, de forma independente, actividades constantes da lista de profissões anexa ao CIRT - Código do Imposto Sobre o Rendimento de Trabalho."
O número da referida lista descreve as actividades percebidas pelos trabalhadores por conta própria que desempenham de forma independente esta profissão, dessa forma:
Economistas, contabilistas, actuários e técnicos similares
1 - Economistas, consultores e auditores
2 - Contabilistas, peritos contabilistas e técnicos de contas
Ou seja, Este na verdade é o quarto método, você também pode e deve se tornar um técnico de contabilidade prestando diretamente serviços de contabilidade, fiscalidade e similares para as empresas, desde que se cumpram todas as obrigações legais para o exercício da profissão.
Este quarto método consiste em trabalhar como profissional liberal e prestar serviços ligados à área de contabilidade e finanças, fiscais e muitos mais. E existirá a limitação única de assinar as demonstrações financeiras, neste caso você precisaria ser já um membro da OCPCA, mas ainda existe outro método de contornar isso.
Requisitos para poder prestar serviços na área de contabilidade
Como os 3 primeiros métodos existem também requisitos obrigatórios para poder prestar os serviços de contabilidade em pequenas empresas, médias ou grandes empresas e até em escritórios de contabilidade.
Os primeiros requisitos são deveras importantes e têm haver com domínio pleno da Contabilidade financeira bem como também das ferramentas necessárias para esta atividade.
Contabilidade Financeira
Entender os princípios base da contabilidade, como balanços, demonstrações de resultados, balancetes e principalmente a dinâmica patrimonial. Saber principalmente como efectuar os registos contabilísticos de forma precisa e a interpretar os números para tomar decisões informadas.
Para além do conhecimentos base da contabilidade você precisa se aprofundar mais em áreas cada vez mais específicas para constituir um conjunto de serviços que estará hábil a prestar como por exemplo: demonstrações financeira, conciliações bancárias e de caixa, criação de relatórios de gestão ou até mesmo organização da contabilidade de uma empresa. Ou seja, quanto mais assuntos você dominar mais serviços poderás prestar
Comente abaixo se você gostaria que fizéssemos uma lista de serviços que você pode prestar como trabalhador independente e as habilidades que vai precisar desenvolver para prestar cada serviço.
Documentação Comercial
Você precisa dominar a base da documentação comercial e de que formas estes documentos são utilizados nas empresas, como as Facturas, Facturas/Recibo, nota de encomenda, guia de remessa etc. Precisa saber quais documentos cumprem os requisitos de acordo ao Regime Jurídico e Facturas e Documentos equivalentes, e principalmente quais documentos são aceites e não aceites fiscalmente.
Fiscalidade
Precisa dominar o conjunto de impostos complexos pertencentes ao ordenamento jurídico e as normas do direito tributário e fiscal, precisa estudar cada imposto, como fazer o cálculo correto e como contabilizá-los.
Você pode prestar um simples serviço da submissão do mapa de remunerações para o apuramento do IRT e cobrar mensalmente por este serviço, ou prestar um serviço do tratamento do IVA ou imposto de selo sobre as vendas efetivamente recebidas.
ERP Primavera V10 e outros
Você obrigatoriamente dominar o ERP PRIMAVERA para gerir informações contabilísticas e financeiras uma vez que é o ERP mais utilizado na maioria das empresas em Angola. Esta será a tua principalmente ferramenta de trabalho enquanto estiver a prestar os teus serviços. precisa saber como efetuar os lançamentos contabilísticos no ERP , gerar demonstrações financeiras e outros relatórios. Não aconselho utilizar planilhas do excel porque para além de você poder demorar 3 meses para gerar um único balancete de uma empresa este ainda pode conter erros.
Precisa dominar o excel e o Word para a elaboração de relatórios de gestão, análises económicas e financeira e para o apuramento de impostos.
Portal do Contribuinte
Para além disso você precisa também possuir o domínio o Portal de contribuinte para o apuramento dos impostos dos teus clientes e para poderes emitir as tuas facturas de cobrança dos teus serviços.
Actuando deste jeito você estará praticamente pronto para poder prestar serviços do gênero sem precisar de 3 anos de experiência que geralmente são exigidos.
Atenção: Você deve fazer tudo isso da melhor forma possível, obtenha primeiramente o conhecimento necessário de modo que você esteja apto cumprir com as metas e serviços que te serão solicitados.
Você estará enquadrado no Grupo B do imposto sobre os rendimentos do trabalho, logo você também estará sujeito a obrigações declarativas e a emissão de facturas, logo precisa dominar muito bem a fiscalidade e o portal do contribuinte.
Dominado tudo isso você poderá prestar serviços imediatamente, e geralmente este é o primeiro método que os membros da nossa comunidade conseguem efectuar logo após o término do treinamento, na comunidade você obtém ajuda para tratar diferentes assuntos, domínio de sistemas e para casos de assuntos que não domina e poderá facilmente se enquadrar em uma das nossas empresas parceiras, ou receber propostas para prestação de serviços em parceria.
Comente suas dúvidas abaixo.
O 4º método para conseguir o seu primeiro emprego na área de contabilidade sem muita experiência